terça-feira, 4 de maio de 2010

Da minha Aldeia

A hidrelétrica de Belo Monte, no rio Xingu, no Pará, começará a ser construída no máximo em setembro deste ano. O ministro de Minas e Energia, Márcio Zimmermann, considera que "foram cinco anos de estudos ambientais e não podemos mais esperar."

Durante o Fórum Social Mundial em janeiro de 2009, em Belém do Pará, tive a oportunidade de ouvir diversos pontos de vista de indígenas, como o de José Carlos Arara. "Há várias maneiras de alcançar desenvolvimento sem destruir o meio-ambiente," diz ele, "deixando os parentes sem ter de onde tirar a água e o alimento para dar continuidade à sua própria sobrevivência."

José Carlos, assim como muitos outros indígenas, se posiciona com o olhar e o tamanho descritos pelo genial Fernando Pessoa.

"Da minha aldeia eu vejo o quanto

da terra se pode ver do Universo.

Por isso a minha aldeia é tão grande como outra qualquer,

Porque eu sou do tamanho do que eu vejo,

e não do tamanho da minha altura."

Nunca estive na chamada Volta Grande, do Xingu, área que será afetada pela hidrelétrica, caso esta venha a ser concretizada. Mas decidi postar aqui algumas fotos, duas de minha autoria, que tirei durante o fórum. Por que essas fotos agora, mais de um ano passado o FSM? A razão é muito simples. Quero dividir um pouco com vocês a impressão que me invadiu ao ter contato com eles.

Dona Isabel Xerente, a senhora simpaticíssima e talentosa produtora de rico artesanato; Banhi-re Kaiapó, o jovem assessor da etnia Kaiapó, orgulhosamente assumido de sua origem e, também, um sonhador que enxerga o céu como limite; José Carlos Arara, rapaz que apresenta um olhar compenetrado ao falar do dilema que representa o projeto da hidrelétrica de Belo Monte, e que lamenta acima de tudo a carência de acesso a uma educação mais avançada.

São eles pequenas imagens de uma grande aldeia que também vê o Universo; que é tão grande quanto outra terra qualquer; que é do tamanho de seu olhar e não de sua altura.

São eles pequenas imagens de uma aldeia que se senta em grande roda, e está sentada agora, e tem muito o que dizer sobre esse futuro que se chama breve e paira sua ameaça de abrir as comportas em setembro.

Um comentário:

Lilian disse...

Amiga, estou gostando muito de ver todo esse potencial que carregas se derramando em seu Blog.Amei as fotos.Lembrou-me de outras que tirei no mesmo evento.Só posso te desejar sucesso e dizer-te que tens meu apoio.Besitos da aprofessoratialilian