sábado, 8 de maio de 2010

Éden II

     
O Jardim! Ah, sim, o jardim! Vejo, antes de tudo, sementes secas. Logo serão vulneráveis mudinhas. Uma castanheira já foi uma vulnerável mudinha. Quantos anos levou para olhar acima da floresta? Quando deixou de ser vulnerável ... ?


       - Jasmim de cemitério, murmurei ao ver o pé no meio do canteiro maior e a rama por sobre o telhado. Tia Vitória-Régia - não deixa as largata comê as folhas. Saúva e largata gosta muito desse jasmim. Hummm! Aprende já, desde criança - o cachimbo na boca me confundindo entre as imagens de uma matinta pedindo tabaco e a do Sherlock Holmes catando enigmas.

       - As flores é o que traz alegria. Deus gosta das cores, ele criou muita flor de toda cor. Se a gente apreciar bem direito, tem muita flor engraçada também. Eu acho que muitas vezes ele criava as coisas pensando em fazer a gente rir. - E ria ele mesmo - hi, hi, hi! -, um riso pequenino e acochado, mas muito voluntário. Tio Tocantintim-por-tintim pegava latas de óleo de cozinha vazias, enfiava a ponta amolada de uma faca no lado delas e ia batendo com um martelo no cabo da faca cuidadosamente até fazer uma abertura na lata de modo que ela se transformasse numa espécie de canoinha. Ainda não disse, mas ele era perito em fazer canoas de verdade, das grandes, que precisam ser abertas a fogo. Ele pregava, então, satisfeito, muitas canoinhas de latas de óleo de cozinha vazias para que servissem de vasos nas paredes de sua casa. De cada canoinha caía uma cascata de trepadeirinhas mimosas. Eu olhava cada latinha bem de perto. As latinhas me deixavam mais curiosa que as plantinhas. Tio Tocantins gostava das plantas, muito. Eram mimadas por ele, dava logo pra se ver. Mas as latinhas na parede combinavam com a feição de tio Tocantintim-por-tim. Hoje eu sei. O rosto dele parecia com as latinhas, mas florescia, coloria, fazia rir.


Trecho de Os Anos que foram Consumidos, de Alaíde Xingu.

Eu poderia viver recluso numa casca de noz e me considerar rei do espaço infinito ...
Shakespeare, Hamlet

Nenhum comentário: